quinta-feira, 5 de setembro de 2013

QUAL O MELHOR HORÁRIO PARA AERÓBICO?


manha

Manhã


A sensação de bem-estar proporcionada pela liberação de endorfinas pode melhorar o ânimo para enfrentar o restante do dia: uma sensação de dever cumprido e mais disposição para as demais tarefas. Isso conta demais se você não vive exclusivamente para o esporte.
Nesse horário o cuidado deve ser com um café da manhã LEVE, alguns minutos antes do treino. Antes de qualquer prática de exercício é necessário que você esteja alimentado. No geral um carboidrato complexo com alguma proteína junto, de acordo com seu plano alimentar. Alimentos de fácil digestão. NUNCA CORRA DE ESTÔMAGO VAZIO. E muita água.
Ter que acordar muito cedo pode ser uma desvantagem para quem não conseguiu dormir as horas necessárias. O desempenho tende a cair. Se começar a falhar muito, mude de horário.
Se você corre na rua, evite o horário a partir das 10h, pois o sol já está forte demais. Prefira esse período para treinos na academia.
É preciso moderar a carga de treino nesse horário, pois o corpo tende a estar menos aquecido e requer uma adaptação progressiva.

tarde

Tarde

Período bom para aqueles que não se adaptam à rotina de acordar cedo e possuem compromissos na parte da noite.
Nesse horário você já fez pelo menos três refeições, o que garante a reserva de glicogênio muscular necessária para um bom rendimento. Alimente-se bem no almoço e só saia para correr duas horas após a refeição.
A exposição ao sol e à temperatura ambiente é mais alta, portanto prefira correr dentro da academia. Se for a rua, que seja após as 16 horas. Prefira locais arborizados e de menos trânsito de automóveis, pois a qualidade do ar pode ficar bem mais comprometida, principalmente no inverno.
É difícil ter companhia para correr nesse horário. Leve seu ipod. Aliás, musica alta e animada ajuda muito a dar pique.

noite

Noite

Especialistas argumentam que ao final do dia os músculos e articulações estão mais preparados para suportar o esforço físico, permitindo melhor rendimento. Algumas respostas hormonais também são mais acentuadas no fim do dia, como aquelas relacionadas aos níveis de glicose no sangue.
A maioria das pessoas e grupos de corrida treina nesse horário, o que agrada aqueles que gostam de correr com companhia. E sim, um grupo de corrida é algo fácil de ser achado e de MUITA ajuda pra quem precisa iniciar.
Boa opção para aqueles atletas que não “funcionam” bem de manhã e se sentem agitados durante a noite, pois pode ajudar a proporcionar uma boa noite de sono. Embora existam pessoas que o esforço noturno mais atrapalha do que ajuda. Descubra onde você se encaixa.
O cansaço das atividades diárias pode afetar o rendimento no aeróbico.
A possibilidade do surgimento de imprevistos é grande nesse período, como eventos sociais, por exemplo. Se começar a faltar muito, mude de horário.
As horas de sono pós-treino tornam a recuperação metabólica mais rápida.
Prefira esse horário para treinos mais longos.
A única restrição ao treino noturno é evitar o exercício intenso muito próximo ao horário de dormir, para não atrapalhar o sono. Programe seu treino para terminar pelo menos duas horas antes do horário que costuma dormir, pois a carga de adrenalina pode prejudicar o sono.

Conclusão

O melhor horário para correr é o que estiver disponível e trouxer maior satisfação. Qual é aquela hora do dia que te da mais prazer, aquela que você se encontra no “pique”, ou até mesmo a única hora que você tem? Essa é a melhor hora pra você !!!

fonte: www.malhandocerto.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário