quinta-feira, 5 de setembro de 2013

COMO O FRIO INTERFERE NA MUSCULAÇÃO?

Baixas temperaturas interferem na disposição de fazer exercícios físicos, tornando a tarefa de ficar em forma ainda mais desafiadora.. E o pior é que no inverno o apetite aumenta, especialmente por alimentos mais calóricos que ajudam a esquentar e a engordar!

cold-workout

Mas, além da PERSEVERANÇA, alguns cuidados são necessários com as temperaturas em baixa. No inverno, é preciso aumentar o tempo de aquecimento para preparar a musculatura e evitar distensões de músculos, tendões e ligamentos.

Aquecimento

Nas baixas temperaturas os músculos tendem a ficar encurtados e mais enrijecidos, então, antes de iniciar a musculação deve-se levar mais tempo em aquecimento já que a temperatura baixa implica na oxigenação mais lenta do tecido muscular: Cinco minutos de aeróbico em moderada intensidade seriam perfeitos.

Alongamento

Também nos dias mais frios os cuidados têm que ser redobrados em relação ao alongamento. Músculos mais contraídos ficam propensos a câimbras e a dores musculares. É preciso alongar cuidadosamente antes da atividade física.

Roupas

No frio é necessário malhar com roupas compatíveis com a temperatura para ajudar a aquecer e a manter aquecido o corpo. As melhores roupas para malhar são as que aquecem e permitem a evaporação rápida do suor. Em lojas de roupas esportivas há uma boa variedade de tecidos tecnológicos que facilitam esse processo, sem deixar a roupa pesada e desconfortável. Malhar com roupa pesada – e com isso transpirar mais, além de ineficaz é perigoso.
E jamais saia da academia com a roupa úmida dos exercícios: troque imediatamente por peças secas, e coloque o agasalho a fim de manter a temperatura corporal e evitar o choque térmico ao sair na rua, pois o corpo resfria com muita rapidez.

Hidrate-se!

Como no frio se transpira com menos intensidade, a tendência é descuidar da hidratação. É importante ingerir líquidos antes, durante e depois da atividade física da mesma maneira que você faria no verão, mesmo sem sede. Os líquidos são importantes para controlar todo o funcionamento do organismo, como circulação sanguínea, composição das células, músculos e respiração, todos eles fatores essenciais para a prática dos exercícios.
 Fonte: www.malhandocerto.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário